O empréstimo consignado é uma linha de crédito, com o desconto feito diretamente na folha de pagamento, garantindo maior chance de recebimento dos Bancos, por esse motivo as taxas de juros são muito menores, e mais atraentes, comparado a outras linhas de crédito disponíveis no mercado, o crédito consignado te proporciona oportunidade de escolher prazos estendidos, liberando valores altos, com parcelas reduzidas.
A margem consignável é a porcentagem que pode ser comprometida do seu benefício do INSS com contratos de empréstimos consignados, atualmente a porcentagem permitida pelo INSS é de 35% para contratos novos, e 10% para cartões de crédito consignado, ou seja, a margem é o valor de parcela que pode ser pago.
Caso sua margem consignável esteja 100% comprometida, é possível fazer portabilidade de crédito, liberando novos valores, sem aumentar os descontos no seu benefício.
É um novo contrato de empréstimo, utilizando a margem consignável disponível.
O processo de portabilidade de crédito consiste em migrar a dívida de um contrato de crédito de uma instituição financeira para outra. Normalmente os bancos oferecem taxas de juros menores para quem deseja migrar sua dívida , para que se torne uma operação vantajosa e atraente para o consumidor final.
O prazo padrão para uma operação de portabilidade é de 10 a 15 dias.
O refinanciamento é a renegociação da dívida no mesmo Banco, onde o Banco libera um novo valor de crédito, quita a dívida antiga e a diferença do valor, que usamos o termo “troco”, entra na conta do cliente. Nesse processo é possível que o cliente receba um novo valor de crédito, sem aumentar o valor da parcela, é uma boa opção para melhorar as condições do contrato atual, reduzindo as taxas de juros. O processo é simples, rápido, e o “troco” entra em conta no prazo de 24hs.